COMBATE A INCÊNDIO

Sistema de Alarme e Detecção de Incêndio
O Sistema de alarme de incêndio, pode ser endereçável ou convencional. E um sistema que dispara, da o alerta sobre o incêndio.
Hoje as centrais endereçáveis estão interligando todo o sistema de incêndio.
Fazemos manutenção e implantamos todo o sistema de detectores de fumaça e calor que compõe o sistema alarme contra incêndio.
Obedecemos aos parâmetros técnicos de instalação (NBR 9441), bem como ao projeto executivo preestabelecido para cada edificação.
Os sistemas de acionamento do alarme de incêndio por detectores de fumaça e ou de temperatura são interligados á uma central de comando, a qual monitora todo o sistema, sendo que ao receber o sinal de acionamento, identifica o setor acionado e libera a tensão de alimentação das sirenes, podendo ser temporizado o acionamento das sirenes de acordo com as característica dos equipamentos adotados.
Existem dois tipos de sistema: O convencional e o endereçável.
O Detector de fumaça iônico e o de calor termovelocimetrico

Sistema de Sprinklers
Fornecemos e implantamos todo o sistema obedecendo aos parâmetros técnicos de instalação, bem como o projeto executivo preestabelecido para cada edificação.Também efetuamos serviços complementares de aumento, e remanejamento de pontos de Sprinkler; manutenção preventiva e corretiva do conjunto de bombas , pressostatos e quadro de comando, bem como todas as chaves de fluxo que compõe o sistema.
O Sistema de Sprinklers Automático atua na extinção de fogo num edifício, pela pronta e contínua descarga de água, diretamente sobre o material em combustão. O sistema de Sprinklers é reconhecidamente um dos mais eficazes no combate incêndio, sendo exigido em grande parte das edificações, dependendo de sua ocupação e grau de risco e área construída.
Existe sprinklers de água, espuma e gases.

Sistemas de Hidrante
Fornecemos e implantamos todo o sistema obedecendo aos parâmetros técnicos de instalação, bem como o projeto executivo preestabelecido para cada edificação. Também efetuamos serviços complementares de aumento, e remanejamento de pontos de hidrante; manutenção preventiva e corretiva de bombas e hidrante.
Fornecemos e implantamos todo o sistema obedecendo aos parâmetros técnicos de instalação, bem como o projeto executivo preestabelecido para cada edificação. Também efetuamos serviços complementares de aumento, e remanejamento de pontos de hidrante; manutenção preventiva e corretiva de bombas e hidrante.
O sistema é composto por uma rede de tubulações, bombas, registros e válvulas que atendam os parâmetros de cálculo previstos em norma, bem perfeita adequação ao risco existente na edificação.
O sistema é composto por uma rede de tubulações, bombas, registros e válvulas que atendam os parâmetros de cálculo previstos em norma, bem perfeita adequação ao risco existente na edificação.

Sistema de Luz de Emergência
Consiste num conjunto de componentes e equipamentos para juntos, na falta de energia elétrica da edificação, proporcionarem níveis de iluminação mínimos preestabelecidos para:
-
permitir saída fácil e segura das pessoas do interior para fora da edificação;
-
permitir a execução de manobras de segurança e socorro no interior da edificação.
Sendo previsto dois tipos de iluminação de emergência: de aclaramento e de balizamento, permitindo dessa forma o transito e o direcionamento pelas rotas de fuga. Demanda projeto devidamente elaborado e calculado, tendo em vista atender os padrões exigidos quanto aos níveis de aclaramento e autonomia previstos em normas.
A KaMendes executa instalação e manutenção de luz de emergência, sendo que existe dois tipos de sistema: centralizado e autônomo.
Centralizado:
E o mais utilizado em empresa e condomínios , e o sistema c/ baterias de 12 e 24W – O sistema que depende de uma central.
Bloco Autônomo:
E o mais simples e utilizado em locais menores.
Luz de emergência com rota de fuga

Teste Hidrostático e Empatação de Mangueira
Toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada e ensaiada hidrostaticamente por obrigatoriedade antes de ser colocada em uso (para mangueiras novas pode ser aceito o certificado de ensaio hidrostático do fabricante). Item 4.2.2 NBR 12779:2004 – Deve-se realizar a inspeção e manutenção em toda a mangueira em uso conforme tabela 1 abaixo.
Teste hidrostático: O teste hidrostático em mangueiras de incêndio é necessário e obrigatório conforme NBR 11861, em virtude do desgaste natural das mesmas ou por abrasão no revestimento externo.
Empatação: Fixação da mangueira a união através de anel em cobre,a empatação se faz necessária caso haja vazamento em suas extremidades no teste hidrostático ou ainda se for percebido que anéis não estão bem prensados correndo o risco de escapar as uniões durante o uso.
Mangueira aprovada para uso: Mangueira que, após ter sido submetida à inspeção e/ou manutenção não apresentou vazamento no ensaio hidrostático e estiver conforme as especificações normativas.


Manutenção de Porta Corta Fogo
Regulagem e Lubrificação Manutenção de porta, para feche a 60 º, regula e lubrifica as dobradiças;
Não necessita de ser uma empresa credenciada a nenhum órgão;
A norma da ABNT pede que seja feita essa manutenção a cada 06meses;
A regulagem tem que ser feita em todas as portas.
Reinstalação de Porta
É quando a porta está pegando no chão ou está desalinhada. É um serviço de desinstalar a porta e reinstalar corretamente.
Pintura de Porta Nova
É basicamente o aplique do galvite e tinta anti-chama na sede da empresa. Tem um custo menor.
Pintura de Porta Instalada no Cliente
Primeiramente tem que remover a tinta existente, depois o aplique do galvite e tinta anti-chama, no próprio local, podendo ser pintado dos dois lados ou um só. Lembrando caso tenha que remover a porta de local será cobrado à instalação. E um custo mais alto, em função do trabalho.
Instalação da folha da Porta
Toda porta quando vendida já esta incluso a instalação
Instalação do Batente = Alvenaria
É a instalação do batente da porta com serviço de alvenaria, ou seja, poderá ser feita pelo pedreiro com massa comum ou com o dry wall anti chama.

Treinamento de Brigada de Combate a Incêndio
Execução do curso de formação de brigada e combate a incêndio, ministrado por Técnico de Segurança do Trabalho. O treinamento será ministrado no condomínio com carga horário de 4 horas, abordando os seguintes assuntos:
Brigada no Local
-
Conceito legal da formação da Brigada
-
O que é fogo
-
Classes de incêndios
-
Forma de extinção
-
Classes de extintores
-
Formas de utilização (teórica e prática)
-
Técnica de combate a incêndio utilizando o sistema de hidrantes (pressurização da rede, uso das mangueiras, etc)
-
Instrução sobre o funcionamento de sistema de alarme e demais componentes de detecção de incêndios.
-
Instrução sobre como proceder em casos de sinistros (incêndios, situações de emergências, abandono do prédio, socorro e acionamento de Bombeiro, Resgate e Ambulância.
-
Instrução de como proceder para desligamento de sistema de gás e energia do prédio.
-
Técnicas de Primeiros Socorros em caso de vitimas nas situações de incêndio e emergência (massagem cardiorrespiratória) e procedimentos em situações de queimaduras.
Brigada em Campo
É a simulação do treinamento em campo de treinamento com carga horária de 8 a 12 horas. Muito utilizado por grandes empresas.
A formação de brigada contra incêndio, pela sua importância, está prevista
pelos legisladores em vários níveis:
-
Lei federal n.º 6.514 de 22/12/77, regulamentada pela portaria n.º 3.214 de 08/06/78.
-
Ministério do trabalho - NR 23.
-
Decreto Estadual n.º 38.069/93.
-
NBR 14.276 - ABNT

Consultoria de Combate a Incêndio
Em atenção a uma intensa demanda por regularização e manutenção de sistemas inadequados ou inoperantes, a KaMendes mantém equipes especializadas em manutenções preventivas e corretivas em sistemas de combate a incêndios existentes.
As manutenções podem ser: mensais, bimestrais, programadas e emergenciais, e serão realizadas por equipes especializadas em consonância com a produtividade da empresa e atividade da edificação.
Temos uma equipe técnicos especializados com engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, bombeiros civil.