AVCB e Projetos de Prevenção e Combate a Incêndios
O projeto de prevenção e combate a incêndio é uma exigência para a regularização de qualquer empresa com sede física. Logo, o projeto de prevenção e combate a incêndio deve ser elaborado por profissionais qualificados e apresentado ao Corpo de Bombeiros, que irá atestar aos órgãos públicos municipais e estatais, a segurança do estabelecimento.

CONTAR COM EMPRESA DE PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO É O PRIMEIRO PASSO PARA REGULARIZAR CONSTRUÇÕES
Segundo a legislação brasileira, determinados tipos de construção necessitam de um sistema de segurança avançado contra incêndios. Estes critérios são definidos, entre outras coisas, pelo tamanho da área construída, altura e tipo de uso do ambiente. A empresa de projeto de combate a incêndio é responsável por desenvolver sistemas que possibilitem ao Corpo de Bombeiros fornecer alvarás de funcionamento para o local, documento que ratifica a segurança e dá aos frequentadores a certeza de que aquele local passou por inspeção. Cada vez mais surge no mercado empresa de projeto de combate a incêndio. Por um lado, isso é bom por abrir concorrência e diminuir os preços, mas por outro é mais importante ainda conhecer para escolher as mais profissionais.
Além de conseguir a liberação do Corpo de Bombeiros para uso do espaço, o documento atesta que todos os sistemas ali instalados, detecção, alarme e combate estão em pleno funcionamento. A empresa de projeto de combate a incêndio, portanto, é fundamental neste processo, garantindo aos frequentadores do local o pleno funcionamento do sistema integrado, que precisa dar resposta rápida quando for acionado. Isso por si só deve ser um diferencial na hora da escolha, mas além disso é preciso observar:
Se a empresa de projeto de combate a incêndio é credenciada junto ao Corpo de Bombeiros e o CREA;
Se armazena todos os seus equipamentos, caso realize a revenda, em local adequado e faz a sua inspeção regular;
Observa as necessidades específicas do ambiente, oferecendo além dos sistemas já mencionados, um dimensionamento de saídas de emergência.
Todo este trabalho realizado pela empresa de projeto de combate a incêndio tem como objetivo principal preservar vidas. Em segundo lugar, minimizar de maneira radical as perdas materiais e o abalo das estruturas. Isso é possível por meio de detecção eficiente, alarme adequado e um combate poderoso.
ENTRE EM CONTATO COM UMA EMPRESA DE PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO DE CONFIANÇA
Desde 2012 a Kamendes Engenharia revende equipamentos de combate ao fogo e desenvolve projetos especiais para edificações de todos os tipos. Conheça e solicite agora um orçamento.
PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO: COMO APROVAR?
Todo imóvel comercial e residencial deve atender às normas de incêndio exigidas pelo Corpo de Bombeiro, exceto as residências uni familiares, ou seja, residência habitada por uma única família. Caso contrário, os demais imóveis devem cumprir com as normas com o objetivo de promover segurança das pessoas e do patrimônio.
Além de agir em resgates de acidentes, os bombeiros são os responsáveis pela fiscalização dos imóveis. As vistorias tem como objetivo identificar se o imóvel atende às normas e se possui certificação AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
A certificação é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros após o Projeto de Prevenção e combate a Incêndio, na linguagem técnica, quando aprovado tem como função atestar a obra proposta possui as condições necessárias de segurança em situações de risco.
COMO O PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO É ELABORADO?
A planta deve ser elaborado por um profissional cadastrado no CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), geralmente é feito por engenheiros ou arquitetos. O projeto de combate a incêndio é iniciado após a criação do planta arquitetônica.
A planta arquitetônica vai definir a metragem, os pavimentos, os setores, áreas e toda composição do imóvel como escadas, janelas, portas, entre outros. Após essa definição o profissional deve analisar as normas do bombeiro e criar a planta considerando quais equipamentos, quantidade e locais necessários para a instalação dos equipamentos contra incêndio.
As normas do bombeiro para a criação do projeto possui algumas particularidades, pois a quantidade de equipamento varia de acordo com a metragem o imóvel, sendo assim, o tipo de imóvel determina alguns critérios da elaboração da planta, sendo assim, é necessário o profissional estar atento as essas particularidades considerando cada imóvel como único.
No estado do Maranhão, é obrigatório os estabelecimentos com área maior que 750 metros quadrados, público maior que 250 pessoas e locais de armazenamento de substâncias químicas e explosivos, tenham o projeto de combate a incêndio aprovado, sem exceção.